quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Câncer e Nutrição

Em um estudo realizado pelo IBRANUTRI com 4000 doentes hospitalizados na rede publica, em 25 hospitais de 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, onde foi detectado que 20,1% dos pacientes internados eram portadores de câncer. Desses, 66,4% apresentavam-se com desnutrição, sendo 45,1% grau moderado e 21,3% grave.
Monteiro et al (2000) demonstra que a principal causa da perda de peso durante a hospitalização é a baixa ingestão alimentar, consequentemente o tratamento não deveria ser focado somente na doença, mas principalmente na intervenção nutricional.
A bibliografia mundial registra mais de 140 trabalhos que se preocuparam com a avaliação nutricional do paciente hospitalizado, a desnutrição protéico-calórica está presente entre 30 a 50% dos casos. A importância do diagnóstico e tratamento da desnutrição torna-se clara a à medida que ocorrem associações entre a desnutrição e maior permanência hospitalar, maiores freqüência de complicações, menor velocidade de cicatrização, maior morbi-mortalidade e maior gasto de recursos (SILVA, 2006). Segundo Andrade et al (2004), a desnutrição é comumente encontrada em pacientes com câncer, com uma incidência que varia de 30 a 90%.

FONTES:

SILVA, Manuela Pacheco Nunes. Síndrome da anorexia-caquexia em portadores de câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, Macei, 2006.

ANDRADE, Kalnick R. S. et al. Considerações nutricionais na radioterapia. In: Waitzberg DL. Dieta, Nutrição e Câncer. São Paulo: Atheneu, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário