Prestação de serviços de consultoria nutricional objetivando criar uma parceria com os proprietários de restaurantes comerciais, semi-industriais, industriais de pequeno ou médio porte, padarias, lanchonetes, hotéis, supermercados e outros segmentos de alimentação coletiva, auxiliando-os na adequação de suas práticas de produção às Normas vigentes da Vigilância Sanitária, garantindo refeições nutritivas, higienicamente adequadas e saudáveis, além de alcançar padrão de qualidade de excelência nos quesitos ambientação, equipamentos, motivação e formação de equipe homogênea, boas práticas de fabricação, elaboração e implantação de manual de boas práticas.
As principais causas de problemas de origem alimentar são as práticas inadequadas de manipulação, a falta de higiene pessoal, a precária higienização na preparação dos alimentos, dos utensílios, equipamentos e do ambiente, entre outros A higiene relacionada às refeições é um assunto muito importante que requer muita atenção, treinamento, consciência e prudência dos profissionais da saúde e principalmente dos manipuladores, sendo essas pessoas as que estão direta e indiretamente em contato com os alimentos. Constitui tema de grande fiscalização.
Assim fica evidente a grande importância de uma prevenção, do conhecimento e da conscientização dos manipuladores de alimentos sobre a contaminação destes e suas conseqüências, destacando-se o papel do nutricionista como agente de mudanças e melhorias nos processos de produção e distribuição.
O serviço, tem como objetivo principal qualificar a equipe do restaurante parceiro, a fim de fornecer refeições nutritivas, higienicamente seguras e que sejam adequadas aos comensais, conforme dispõe a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O serviço, tem como objetivo principal qualificar a equipe do restaurante parceiro, a fim de fornecer refeições nutritivas, higienicamente seguras e que sejam adequadas aos comensais, conforme dispõe a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O serviço é composto por:
1. Avaliação da situação local
1.1 Aplicar check-list para serviço de alimentação.
Para garantir a qualidade dos alimentos e a saúde dos consumidores devem ser adotadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Uma das ferramentas utilizadas para se atingir as Boas Práticas, é a ficha de inspeção ou check-list para a área de alimentos, que permite levantar itens não conformes e, a partir dos dados coletados, traçar ações corretivas para adequação dos requisitos buscando eliminar ou reduzir riscos físicos, químicos e biológicos, que possam comprometer os alimentos e a saúde do consumidor.
2. Diagnóstico e apresentação de Plano de Ação
Avaliar a adequação das condições da empresa e elaboração de relatório de inadequações, nos quesitos: edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios; controle de pragas; abastecimento de água; higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
3. Promover a capacitação e treinamento de pessoal em vários temas com certificação
Programa 5 S
Boas Práticas de Fabricação (BPF) ou Good Manufacturing Practices (GMP)
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) ou Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP)
Padronização de Procedimentos Operacionais Padrão
4. Auditoria
Avaliação das condições gerais dos Sistemas de Gestão da Qualidade para fins de seleção de fornecedores ou para acompanhamento da performance de sua Empresa. Inspeção técnica através de acompanhamento sistemático da linha de produção, onde são avaliados e implantados os procedimentos para:
- Seleção de Fornecedores/Matéria-prima
- Recebimento
- Estocagem
- Produção
- Distribuição
- Higiene Pessoal
- Higiene das instalações
- Higiene das superfícies de contato
- Higiene dos alimentos
- Potabilidade da água
- Controle integrado de pragas
5. Elaboração de POP's (Procedimentos Operacionais Padronizados);
6. Elaboração de Manual de Boas Práticas;
7. Outros serviços conforme necessidade da Unidade.
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